sábado, 17 de julho de 2010

BEM GUARDADO

BEM GUARDADO
Vestidos de festas e fantasias de Carnaval são peças confeccionadas com tecidos especiais, pedrarias e brilhos, merecendo, portanto, atenção especial na hora de lavar e guardar. Mesmo aparentemente limpas, peças que foram usadas uma única vez precisam passar por lavagem especial, assim como também, serem guardadas de forma correta para maior conservação.

Peças com aplicações de metal, paetês, miçangas, pedrarias e brilhos em geral, é comum nas roupas femininas, que abusam dos adereços. Hoje, as roupas femininas são muito variadas. Os vestidos de festas são os que mais preocupam as mulheres, principalmente, no quesito ‘brilho’. Por usarem pouco este tipo de peça, nem sempre as pessoas sabem como lavá-la e guardá-la e acabam estragando o material.

Confira algumas dicas para conservar vestidos e fantasias de carnaval:

Vestidos de festa

Vestidos de festa, em geral, são confeccionados em tecidos nobres, como seda, cetim, musseline. Por se tratarem de tecidos de espessura fina e tramas delicadas, estão sujeitos ao esgarçamento, a marcas e ao rompimento do tecido, além de poderem desbotar com facilidade.

O processo de limpeza deve ser a seco por oferecer maior segurança, e ainda, colocar estas peças dentro de sacos de proteção, na hora de lavar, para evitar que as mesmas não corram riscos de danificar. Caso seja necessário lavar na água, isto é feito à mão com produtos especiais, com delicadeza. Jamais se pode centrifugar ou torcer estes tecidos, pois irão marcar definitivamente e ficarão danificados.

Importante: Nem todos vestidos de festa são lavados a seco, o tipo de limpeza escolhida – a seco ou a água - vai depender muito do tecido e de como ele foi confeccionado.

Vestidos com bordados

Quando a peça possui bordados, paetês e pedrarias, precisa de cuidados especiais para não marcar, principalmente na hora de passar. Nem sempre significa que o processo realizado em casa seja ineficiente, mas muitas vezes o consumidor não tem conhecimento, tecnologia ou produtos eficientes, então esta limitação o faz danificar o tecido ou perder a peça.

Peças com brilhos

Quase todo tipo de pedraria pode receber a limpeza a água sem perder o brilho. Porém, se as peças forem coladas podem descolar com a água. Na limpeza a seco, muitos podem dissolver e perder brilho, além de descolar. Há casos que o tipo de aviamento utilizado na peça e a forma como os detalhes foram colocados (costurado, colado ou prensado), não são compatíveis com o mesmo processo de limpeza do tecido utilizado na confecção, ou seja, a peça não pode receber nenhum dos processos de limpeza (nem a seco, nem a água), porque podem danificar o tecido ou a aplicação.

A limpeza requer cuidados excessivos para não danificar a peça. Imagine quando não são feitos testes antes de lavar estes tipos de peças, há um risco muito grande de perdê-las! Melhor deixar a cargo de profissionais, ou seja, lavar em lavanderia especializada.

Forros de vestidos

Há casos em que até mesmo o forro do vestido é diferente do tecido principal, mais nobre, exigindo que a lavagem seja feita separadamente, porque um tecido exige lavagem a água e o outro, a seco. Isto acontece quando a confecção não se preocupa em montar a peça com tecidos compatíveis. Se lavados pelo mesmo processo, um deles pode ser danificado, como é o caso de o forro encolher, por exemplo.

Guardar os vestidos

Na hora de guardar os vestidos de festa, use sacos de TNT (tecido não-tecido), evitando que se sujem ou desbotem pela ação da luz: os de plástico criam umidade e o bolor, por conseqüência. Uma vez por mês, pelo menos, coloque as peças para tomarem ar em local fresco, à sombra, para evitar a proliferação de fungos.

Os vestidos podem ser guardados do avesso, para não puxarem fios ou perderem a cor. Porém, não devem ser dobrados, ou poderão ganhar vincos e marcas que não sairão.

Use cabides de ombros largos para não marcar a peça.

Mesmo sendo usado somente por uma noite e não haver sujeira aparente, a roupa tem resquícios de suor, fumaça, respingos de bebidas que possuem açúcar, doces e gorduras. Assim, precisam ser limpos, pois estas sujidades, além de atraírem traças, podem provocar uma mancha oxidada, de difícil remoção.

Fantasias carnavalescas

Os procedimentos de limpeza das fantasias carnavalescas são semelhantes, porém, tais peças são confeccionadas para uma única apresentação, então não há a preocupação se os tecidos e materiais poderão ou não receber o mesmo processo de limpeza, que resulta em uma maior atenção da lavanderia.

Um comentário:

  1. Nossa, gostei muito das dicas Dona Marina, e vou coloca-las em pratica com meus vestidos, alias, já fui criada com todas essas dicas, e muitas outras que a senhora conhece a cada novo dia em seu ateliê!
    bjos, da sua netinha!^^

    ResponderExcluir